InícioBolsas de EstudoDesafio do MIT premiará empreendedores com 1 milhão de dólares

Desafio do MIT premiará empreendedores com 1 milhão de dólares

Priscila Bellini - 19/04/2018
Comentários:

Empreendedores sociais brasileiros podem receber apoio financeiro do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para “acelerar” seus projetos. O Inclusive Innovation Challenge, como o nome sugere, é um desafio do MIT focado em buscar soluções para uma inovação mais inclusiva. As inscrições seguem abertas até 1 de maio e devem ser feitas online.

Como funciona o desafio do MIT

A iniciativa é focada em impacto social e divide-se em três etapas. Inicialmente, os candidatos serão divididos em quatro categorias, de acordo com seu campo de atuação, e avaliados por um comitê. Esse time de especialistas será responsável por selecionar 12 projetos, os Finalistas Regionais, que embarcarão para uma cerimônia em São Paulo, em agosto. Nessa etapa, oito finalistas receberão prêmios no valor de 5 mil dólares.

Os outros quatro finalistas recebem um prêmio mais generoso, de 20 mil dólares, e uma viagem com todas as despesas pagas para a universidade americana. Na final global do desafio do MIT, nos Estados Unidos, os candidatos concorrem a mais prêmios em dinheiro. Dessa vez, 250 mil dólares atribuídos aos melhores projetos de cada categoria da competição.

As submissões para o desafio do MIT serão divididas em quatro categorias:

#1 Desenvolvimento de competências e geração de oportunidades

“Como podemos qualificar os trabalhadores e abrir caminhos para as oportunidades de trabalho do futuro?”

#2 Aumento de renda e criação de empregos

“Como assegurar que trabalhadores ganhem o suficiente e aumentem sua renda, para obter uma qualidade de vida satisfatória e atenda a bons padrões de vida? Como reimaginar as indústrias que passam por dificuldades e criar novas oportunidades de trabalho?”

#3 Acesso à tecnologia

“Como conectaremos mais pessoas pela internet e pelo acesso a tecnologias, independentemente de idade, localidade, educação e deficiências?”

#4 Inclusão financeira

“Como garantiremos segurança financeira e estabilidade para mais pessoas? Como permitir que mais pessoas tenham acesso aos benefícios de serviços financeiros?”

Como será a avaliação

Os candidatos submetem informações sobre seus projetos e o impacto causado, além de poderem detalhar o tema em etapas da seleção. Nos prêmios regionais, os finalistas devem, por exemplo, enviar um vídeo com até três minutos sobre a iniciativa inscrita.

Como critérios para avaliação, o desafio do MIT lista quatro fatores distintos, avaliados pelos comitês: visão, impacto, participação e escalabilidade. Em outras palavras, as soluções propostas precisam mudar o futuro do trabalho, incorporar um aspecto tecnológico, promover a inclusão de setores desfavorecidos e ter o potencial de impactar mais pessoas de forma mais eficaz.

Para inscrever seu projeto no programa, basta acessar o site oficial do Inclusive Innovation Challenge.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados